Douro Porto Wine Festival

ANDRÉ MAGALHÃES

André Magalhães é o taberneiro-mor da Taberna da Rua das Flores em Lisboa, um dos projectos gastronómicos mais badalados da cidade.

Foi durante cinco anos chef de cozinha do prestigioso Clube de Jornalistas – Restaurante. É consultor do Omali Lodge em São Tomé onde está a implementar um programa de sustentabilidade gastronómica. Em parceria com os seus sócios taberneiros reabriram o Quiosque de São Paulo, o mais antigo quiosque de Lisboa, uma ode à tradição petisqueira das tascas, tabernas, botecos e quiosques da cidade. Em Outubro do ano passado deram nova vida à garbosa Antiga Camponesa em Santa Catarina.

Como jornalista escreve sobre gastronomia e vinhos, colaborando com várias publicações nacionais e estrangeiras. É membro da FIJEV- Federação Internacional dos Jornalistas e Escritores de Vinhos, e júri internacional em concursos de vinhos e azeites.

Em 2012 ganhou um “Taster Trophy” que distingue os melhores provadores do Concurso Mundial de Bruxelas. Personalidade do Ano na Gastronomia 2015 pela revista “Wine”. André Magalhães ossui uma pós-graduação em Ciências Gastronómicas e dá aulas no Mestrado de Ciências Gastronómicas da FCT/ISA .

Recolector de produtos silvestres e mariscador é um defensor dos produtos sustentáveis e da vida rural. É membro activo do movimento Slow Food e da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro.