Douro Porto Wine Festival

JOSÉ JÚLIO VINTÉM

José Júlio Mendes Vintém, nasceu em Portalegre em 1972. Em 2002 abriu o seu Restaurante “Tomba Lobos”.

Desde sempre o principal objetivo de José Júlio Vintém foi o de apostar em produtos locais orgânicos, respeitando sempre a sazonalidade, bem como recuperar as iguarias e o receituário regional, de forma a construir um cardápio que contribuísse para a promoção e perpetuação da gastronomia do Alto Alentejo.

A sua Cozinha caracteriza-se por ser uma cozinha de sabores puros, de técnicas simples onde a Textura, os Aromas e os Sabores dos alimentos são potenciados ao máximo.

A riqueza gastronómica da região bem como no seu fantástico receituário são o que estimula á criação e confeção de novos pratos. Como investigador compulsivo de produtos esquecidos, visita todos os mercados que tem oportunidade em nome de uma cozinha que considera autêntica e afirmativa das raízes portuguesas. O desafio será cozinhar e recriar Receituário Alentejano com os produtos autóctones e conseguir fundir Sabores e Aromas de forma harmoniosa.

Neste momento, para alem do Restaurante TombaLobos, tem ainda os enfrascados Tombalobos: conservas de petiscos tradicionais feitos no restaurante.

É Chef consultor na herdade do Paral, na Vidigueira.