Douro Porto Wine Festival

MIGUEL CASTRO E SILVA

No início estava a música, presença constante na sua vida. Cursou Biologia na Alemanha, mas a paixão pela cozinha mudou o rumo da sua vida. Natural do Porto (1961), abriu o seu primeiro restaurante a Quinta do Vales na Maia, em 1992, seguindo-se, em 1994, o Restaurante do Miguel na Foz do Porto, então considerado pela revista ‘Exame’ como um dos doze melhores restaurantes de Portugal. Em 1997 abre o Bull & Bear, classificado com 3 Sois no guia Repsol, Garfo de Ouro nos guias publicados pelo ‘Expresso’ e seleccionado como um dos 25 melhores da Europa pelo ‘Financial Times’ (27/03/04). Em 2007 abre um primeiro espaço dedicado aos Petiscos Portugueses. Foi consultor da Fundação Serralves e posteriormente da Fundação Gulbenkian, nas quais remodelou e impulsionou a área de alimentação.

Em 2001 é eleito cozinheiro do ano pela Academia Portuguesa de Gastronomia e, em 2017, é galardoado com o premio de carreira ‘David Lopes Ramos’ pela Revista dos Vinhos. Publicou os livros Uma Cozinha de Aromas (2001), The Food & Cooking of Portugal (2007) e Na Cozinha de Miguel Castro e Silva (2016), tendo ainda participado em várias outras edições. O Larousse Gastronomique inclui três receitas da sua autoria.

Muda-se para Lisboa em 2009 e abre o deCastro, cozinha petisqueira que ganha rapidamente notoriedade. Entre 2010 e 2015 colabora com o restaurante Largo, restaurante em que volta para uma cozinha mais elaborada. Em 2012 segue um segundo deCastro no Espaço Porto Cruz em Gaia. Em 2014 abre um espaço no Mercado Time Out e cria em 2015 o LESS. De volta ao Porto abre em 2017 o Casario na Gran Cruz House. Colaborou com a Quinta de Ventozelo desde 2016, tendo recebido uma distinção da National Geografic pela cozinha de proximidade e sustentável, nomeadamente da horta. Em Ventozelo também cria vinhos com sua assinatura. Colabora com a Worten na formação de uma nova forma de cozinha empresarial.

Referencia no domínio das novas tecnologias é consultor na área industrial e da grande distribuição. Com vasto currículo internacional, participou em eventos gastronómicos pelo mundo fora, tendo representado Portugal em múltiplas ocasiões. Miguel Castro e Silva está entre os grandes mestres da cozinha em Portugal.