JAMES MORRISON
5 de Julho | DOURO & PORTO STAGE
O cantor James Morrison se tornou uma sensação da noite para o dia no Reino Unido com o lançamento de seu álbum de estreia, Undiscovered, de 2006, que rapidamente alcançou disco de platina nas Ilhas Britânicas. Dotado de uma voz fresca e cheia de soul que alternava entre tons suaves e ásperos (e sugeria um estilo britânico), Morrison relembrou tanto a paixão pela soul music clássica quanto a postura lírica confessional dos cantores e compositores dos anos 70. Seu sucessor, Songs for You, Truths for Me, recebeu disco de platina triplo e seu trabalho de 2011, The Awakening, alcançou novamente o primeiro lugar na Inglaterra; todos os três álbuns alcançaram o Top 50 da Billboard 200. Morrison permaneceu como um favorito nas paradas britânicas, onde tanto o pop polido de Higher Than Here, de 2015, quanto a vibração rootsy de You're Stronger Than You Know, de 2019, chegaram ao Top 20.
Morrison nasceu na cidade de Rugby, em West Midlands, onde absorveu a influência da coleção de discos de seus pais. Sua mãe era fã de soul, especialmente de artistas como , , e , enquanto seu pai apreciava muito country e músicos folk clássicos como e . Em entrevistas realizadas anos depois, Morrison aludiu a uma infância infeliz marcada pela pobreza e pela doença — ao descrever sua cidade natal, ele disse a um jornalista que "a melhor coisa é que tenho lembranças de ser criança lá e a pior coisa é que tenho lembranças de ser criança lá" — e logo no início ele começou a trabalhar por conta própria, ganhando dinheiro tocando nas ruas de Porth, uma vila perto da costa da Cornualha.
Morrison fez bicos pelo país enquanto escrevia músicas e fazia shows sempre que podia, e sua grande chance veio quando uma demo de seu material chamou a atenção de um homem da A&R da . Morrison rapidamente assinou com a gravadora e entrou em estúdio com o produtor Martin Terefe para gravar as 13 músicas originais que compõem Undiscovered, lançado em agosto de 2006. Uma aparição bem recebida no talk show do Later e uma vaga de abertura na turnê britânica do fizeram de Morrison um artista a ser observado, e suas músicas "You Give Me Something" e "Wonderful World" se tornaram grandes sucessos no Reino Unido. Em janeiro de 2007, Morrison fez uma curta turnê pelos Estados Unidos enquanto o burburinho sobre seu álbum começava a cruzar o oceano. Ele também atraiu mais atenção após receber três indicações ao Brit Award, que acabou levando o prêmio de Melhor Artista Solo Masculino Britânico.
"Songs for You, Truths for Me" foi lançado no ano seguinte e ajudou a manter a popularidade do cantor no Reino Unido, onde o álbum alcançou a terceira posição nas paradas. Morrison contribuiu com os vocais para a música "Broken Strings", que se tornou o single de maior sucesso de Morrison até então. "The Awakening", o terceiro trabalho de estúdio de Morrison, foi lançado em setembro de 2011. O álbum se tornou seu segundo sucesso nas paradas do Reino Unido e incluía o single de sucesso "I Won't Let You Go".
Quase quatro anos depois, ele lançou "Higher Than Here", uma coletânea de pop pronto para arenas que se aproximava de "I Won't Let You Go". O álbum alcançou a modesta sétima posição nas paradas. Entre os álbuns, Morrison sofreu algumas perdas pessoais e também foi dispensado de sua gravadora. Processando essas experiências, ele retornou em 2019 com seu quinto trabalho catártico, "You're Stronger Than You Know", que incluía o single comovente "My Love Goes On", com "I Won't Let You Go". Alcançou a 14ª posição na Inglaterra. A primeira coletânea do cantor, Greatest Hits, foi lançada em 2022 e reuniu seus sucessos anteriores, além do single "Don't Mess with Love", no estilo Motown. ~ Mark Deming
