Douro Porto Wine Festival
Nos dias de hoje, a Sustentabilidade está presente nos mais diversos âmbitos da sociedade e o Douro & Porto Wine Festival não podia ficar de fora. Com a corrida em direção à agenda 2030, as práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança) têm sido cada vez mais exigidas não só pelo mercado financeiro, mas também pelos consumidores, e as organizações precisam investir nessas ações.É triste constatar a necessidade dessas iniciativas serem obrigatórias e não fruto de iniciativas genuínas. No entanto, o lado positivo é ocorrerem mudanças nos comportamentos e acessos com muito mais rapidez naquilo que realmente precisa ser feito.

  Muitas ações evidenciam a preocupação com o bem-estar e com o ecossistema da comunidade em geral, mas sempre esbarramos na falta de diversidade e acessibilidade, tanto física como digital.  

No campo do marketing, é importante ter uma atenção especial ao tema da acessibilidade digital. Os sites devem permitir que os seus conteúdos respeitem critérios de usabilidade e acessibilidade universal, de forma que qualquer pessoa possa navegar pela rede, independentemente de suas limitações físicas, intelectuais ou sensoriais.  

Passamos, em média, 6 horas e 43 minutos navegando na Internet diariamente, mas ela continua sendo um território inacessível para a grande maioria das pessoas com deficiência em todo o mundo. Infelizmente, apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimar que 15% da população global viva com algum tipo de deficiência, 70% dos sites verificados possuem grandes falhas em termos de inclusão.  

O link abaixo apresentado é um verificador gratuito disponibilizado pelo governo português, que analisa qualquer site e avalia se ele atende às boas práticas de acessibilidade: https://accessmonitor.acessibilidade.gov.pt  

Atualmente, existem diversas ferramentas prontas e fáceis de instalar. A Equalweb, por exemplo, tem sido utilizada em muitos sites de grandes empresas internacionais. A partir de algoritmos de Inteligência Artificial, esta solução tecnológica de origem israelense torna qualquer plataforma num ambiente para pessoas com necessidades específicas de navegação.  

A equipa do Douro & Porto Wine Festival aprovou o conteúdo, pois oferece comandos de voz, modo de contraste, tamanho da fonte, teclado virtual, leitor de texto e ainda estatísticas. É uma solução bastante completa que tem agradado muito aos clientes com alguma deficiência.  

Se a vossa empresa não vê como oportunidade ser digitalmente acessível, algo está errado. Além de não valorizarem ou contribuírem para a diversidade e a inclusão como negócio, ela está a perder inúmeras vantagens.  

Ao atingir todo o público consumidor, as empresas aumentam as vendas e a receita, melhorando a imagem da marca e aprimorando o SEO.    

*Dados do relatório Digital 2020, publicado pelas empresas We Are Social e Hootsuite.