Douro Porto Wine Festival

PARCEIRO | MONTE SÃO SEBASTIÃO

Até cerca de 1950, a Quinta Monte São Sebastião era constituída essencialmente por oliveiras e alguns terrenos baldios. Após essa data, foram plantadas vinhas aproveitando a boa exposição solar, os socalcos, e foi plantado um olival, amendoal e outras árvores de fruto consociadas. Ao mesmo tempo, iniciaram a construção da casa de habitação, uma casa típica vinhateira com lagares tradicionais na cave, e onde se passou a fazer o vinho da Quinta. Posteriormente, foi construído um alambique e uma pequena casa que servia de habitação aos trabalhadores da Quinta. Para a época, e em virtude da sua privilegiada localização, abundante mão-de-obra e recursos materiais afetos, a Quinta Monte São Sebastião foi considerada como uma exploração agrícola de vanguarda.

Nas décadas seguintes, a família sempre procurou manter e aumentar o seu património vitivinícola, assim como se preocupou com a sustentabilidade da exploração agrícola. As vinhas e as oliveiras das Quintas estão em processo de Produção Integrada pelo que respeitamos determinadas normas com a finalidade de garantir a proteção ambiental.

Durante várias décadas, a atividade principal da Quinta foi a produção de uvas destinadas às prestigiadas empresas de Vinho do Porto. Até que, em 2006 com a remodelação da casa de habitação e a inauguração de uma unidade de alojamento de Agroturismo, foi criado o primeiro vinho engarrafado com a marca própria da Quinta.

Atualmente, a exploração agrícola da Quinta Monte São Sebastião, é composta por um conjunto de várias Quintas, ocupando uma área total de 50 ha, dos quais cerca de 35 ha estão destinados à produção de vinho, sendo esta a principal atividade agrícola da exploração. A restante área está ocupada com olival, pomar e amendoal. Ao longo do tempo, a Quinta Monte São Sebastião tem-se mantido nas mãos da família Breia, sempre com o mesmo objetivo: preservar, ampliar, melhorar e inovar.